top of page

ESTÂNCIA BALNEÁRIA DE ILHA COMPRIDA

Localizada no litoral sul do Estado de São Paulo, a Ilha comprida é um dos 15 municípios reconhecidos e considerados ESTÂNCIA BALNEÁRIA. Além do título de estância balneária a Ilha tem 100% de seu território incluído em ÁREA DE PROTEÇÃO AMBIENTAL PERMANENTE, isso, pois abriga em seus 74 Km de praia áreas de mangue, sítios arqueológicos, dunas, lagoas, espécies raras de aves, fauna e flora ricas e mais de 5 tipos de biomas que vão mangue até restinga. Além do mais a Ilha comprida é uma das poucas áreas remanescentes de MATA ATLÂNTICA, e um dos últimos ecossistemas NÃO poluídos de São Paulo.


A Ilha Comprida faz parte do COMPLEXO ESTUÁRIO LAGUNAR DE IGUAPE – Paranaguá, que é importantíssimo por constituir um dos maiores viveiros de peixes e crustáceos do Atlântico Sul. Devido à grande diversidade natural, e importância ambiental, o município de Ilha Comprida foi incluído como RESERVA DA BIOSFERA DO PLANETA, pela UNESCO.


São 74 Km de orla, e as dunas espalhadas por essa extensão garantem o visual encantador. As dunas próximas ao Mar Pequeno e as dunas do Araçá, que ficam a 7,5 Km sentido Boqueirão norte. Algumas delas terminam em lagoas. É um espetáculo garantido!

CARACTERÍSTICAS

Mar: agitado, mas possui piscinas naturais e o rio

Areia: fina, compacta e fofa em algumas partes

Público: diversificado, desde famílias até surfistas.

Texto por: Carolina Comoli Pinheiro

bottom of page