top of page

A ILHA COMPRIDA

Quem é que não gosta de saber um pouco sobre a história do lugar que vai visitar, não é mesmo? A história da Ilha Comprida confunde-se um pouco com as origens dos povoados de Iguape (Boqueirão Norte) e Cananéia (Boqueirão Sul), isso pois ainda no periodo pré-colonial as regiões de Iguape e Cananeia foram ocupadas por exilados europeus e povos indígenas. Apenas no final do século XVIII (18), a Ilha recebe os primeiros sinais de ocupação europeia, com a fundação da Vila de Nossa Senhora da Conceição Marítima, e no início do século XX (20) há indícios de que a tradicional Vila de PEDRINHAS começou a se desenvolver, como um povoado de pescadores.



A Ilha Comprida tem esse nome devido a sua grande extensão de litoral, 74 Km de orla, mas inicialmente era chamada pelos povos nativos, Tupis, de ILHA DE MARATAYAMA. Que significa “lugar onde a terra encontra o mar” ou “terra do mar”.



No Vale do Ribeira, o atual município/estância balneária de Ilha Comprida, era incluído em uma só prefeitura junto a Iguape. Foi em meados de 1980, que houve um movimento afim de emancipar politicamente a Ilha Comprida. Num plebiscito realizado no dia 27 de outubro de 1991 a população local decidiu pela criação de um novo município, nossa atual Estância Balneária. No entanto apenas no dia 5 de março de 1992 houve a fundação da cidade de Ilha Comprida, que então tornava-se realmente independente.



Antes dos anos 2000 o acesso à Ilha era feito apenas por travessias de Balsas. Mas foi no ano 2000 que esse acesso foi facilitado, a travessia Iguape - Ilha Comprida foi melhorada com a inauguração da Ponte Prefeito Laércio Ribeiro. A travessia Ilha Comprida – Cananeia ainda é feita por balsa.



A Ilha Comprida está abrindo as portas do paraíso ao turismo, criando acesso aos seus encantos, que é capaz de agradar adeptos do Surf, famílias, aventureiros e qualquer um disposto a encantar-se e recarregar as energias num lugar lindo e cheio de natureza.

Texto por: Carolina Comoli Pinheiro

bottom of page